Comidas típicas do Ceará

Peixes e frutos do mar têm uma forte presença na culinária cearense, principalmente em cidades litorâneas, como Fortaleza, que há muito tempo cultivam a prática da pesca. No entanto, a carne também tem sua vez, com receitas tradicionais e bem diferentes.

 

peixe-com-baião

Se você é fã de peixes e frutos do mar, não pode deixar de experimentar pratos deliciosos, como o peixe à delícia, um peixe servido com molho, banana frita e queijo coalho. Um camarão ao alho e óleo ou uma lagosta são boas opções.

 

caranguejada

 

O caranguejo também faz parte da culinária cearense, que adotou a tradição da quinta do caranguejo, elegendo este dia da semana como o dia de consumir o crustáceo em restaurantes da cidade. Alguns estabelecimentos servem arroz e pastel de caranguejo, uma forma diferente de degustar o crustáceo.

 

 

buchada

 

 

Os cearenses são bem criativos com o preparo de carnes. Pratos com fígado, bofe e sangue de bode ou porco, como a buchada e o sarapatel, fazem sucesso não só entre os cearenses, mas também com os turistas, pois apesar dos ingredientes inusitados, apresentam um sabor único que é muito apreciado. O baião de dois também é um prato muito comum na capital cearense, muitas vezes acompanhado por macaxeira ou batata frita.

As sobremesas não deixam a desejar.

 

Rapadura 

 

rapadura

 

É fabricada a partir da cana de açúcar e era produzida nos engenhos. É um doce muito popular em todo o Ceará, rico em nutrientes, conhecido por ser extremamente duro e açucarado. Além do sabor tradicional, há algumas versões com coco, castanha, entre outros.

Bolo de macaxeira 

 

bolo-macaxeira

O bolo de macaxeira é uma comida comum na mesa cearense, apesar de ter uma maior presença durante a comemoração do São João. É um bolo com aparência caseira e bastante gostoso, mesmo que seja servido quente ou frio.

Bolo de milho 

 

 

bolo-de-milho

 

O bolo de milho verde tem um sabor muito característico e forte. É uma boa opção de lanche e faz um ótimo par com um cafezinho.

Tapioca 

 

TAPIOCa

 

Um dos atrativos nordestinos mais conhecidos, a tapioca pode receber vários recheios, como leite condensado, chocolate, ou até mesmo recheios salgados, como carne do sol. Normalmente é consumida no café da manhã ou lanche, acompanhada de café.

Doce de caju  

 

doce-de-caju

 

Todo o suco do caju forma uma deliciosa calda, enquanto o caju fica com uma textura diferente da normal, com uma aparência mais seca, mas bastante apetitoso. É um doce caseiro com um grande tempo  de preparo.

Visite restaurantes especializados na culinária Brasileira e locais que vendem iguarias cearenses, como o Mercado São Sebastião. Essas são boas formas de conhecer os sabores do Ceará.

 

 

 

 

 

 

Comentários


Amuarama

Av. Deputado Oswaldo Studart,888

(esquina com Av. Borges de Melo)

Próx. a Rodoviária

CNPJ 05.382.924/0001-13

Fortaleza Ceará Brasil

Telefone: 85 3304.8900

Fax: 85 3304.8901